Com o estudo dessa interdisciplina, pude compreender que não se pode alfabetizar um adulto da mesma forma que se alfabetiza uma criança em "idade própria", pois além da necessidade de uma formação apropriada para os professores que atuam com a EJA, é preciso que esse professor saiba estruturar seu projeto de acordo com a realidade destes, para que não aconteça a evasão escolar que geralmente é em grande escala, onde os alunos não se sentem valorizados e nem um pouco motivados para aprender.
Devemos compreender que todos nós temos algo a ensinar e consequentemente a aprender e penso que é na socialização e na coletividade principalmente que acontece essa aprendizagem significativa que almejamos.
Um comentário:
Rosi!!
É mesmo diferente alfabetizar crianças e adultos, cada um tem uma bagagem, uma história de vida, algo que precisa ser valorizado.
Com o adulto esse trabalho é ainda mais desafiador, pois muitas vezes ele não se sente capaz, e é nesse momento que o professor tem que mostrae que o seu conhecimento prévio do mundo é importante e será valorizado.
Abraços
Roberta
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