domingo, 16 de maio de 2010

Estágio " Semana 5"


Durante essa semana, procurei levar para a sala de aula atividades onde os alunos pudessem expressar sua criatividade, pois Freire já dizia que é preciso incentivar a curiosidade, o espírito investigativo e a criatividade dos alunos. A produção textual a partir de uma tira da turma da Mônica foi uma atividade bem interessante e criativa, pois as histórias construídas apresentaram cenários diferenciados envolvendo os personagens em situações relacionadas a própria realidade do aluno. Também, o fato de cada aluno ler sua produção para os colegas, proporcionou momentos significativos e cheio de descobertas, onde tiveram a oportunidade de problematizar as diferentes situações colocadas na apresentação de cada colega e isso foi muito produtivo.
Segundo Piaget, “o conhecimento se dá por meio de descobertas que a própria criança faz”, então penso que os questionamentos levantados pelos alunos após ouvir as histórias dos colegas, fez com que cada um descobrisse que existem visões diferentes a partir de uma única imagem.
Nessa semana, também me senti um pouco angustiada em relação aos conteúdos trabalhados referente astronomia e astrologia, pelo fato de ter que trabalhar estes na última hora, considerando que foi uma “bagagem” muito grande de informação, pois os alunos tinham que realizar a prova da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e isso me foi comunicado apenas com um dia de antecedência, mas apesar de tudo acredito que ocorreu momentos de aprendizagens significativas durante os debates e discussões com o grupo que demonstrou interesse e curiosidade a respeito do assunto.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Rosi,

A proposta de produção textual me pareceu bastante rica especialmente porque possibilitou diferentes olhares, diferentes textos acerca da tira. Além disso, o texto pode representar uma forma de o aluno falar de si, do seu espaço, do seu modo de ver o mundo. Invista nesse tipo de atividade, pois o aluno, além de desenvolver as habilidades de escrita, entrará em contato com outras formas de compreensão da realidade, o que o tornará mais reflexivo, mais crítico...

Beijos, Rô Leffa