
A palavra democracia está presente em vários países que se dizem democráticos e no Brasil não é diferente. Democraticamente somos livres, cidadãos com direitos e deveres, mas será que este regime democrático acontece de forma participativa capaz de beneficiar todo e qualquer cidadão igualmente?, temos a liberdade decisória seja nas ações simples ou mais complexas?
Ao realizar as leituras sugeridas pela interdisciplina: Organização e Gestão da Educação, tais questionamentos me fizeram refletir sobre esta democracia, embora sei que temos a liberdade de expressão, a liberdade de escolha política, ainda assim falta um longo caminho para sermos um país totalmente democrático. Na área educacional por exemplo, principalmente a nível municipal a maior parte dos diretores são pessoas indicadas pelo poder público, quando estas deveriam ser escolhidas, (votadas) por toda a comunidade escolar.
Contudo, acredito que ser um cidadão democraticamente participativo implica também ter direito de escolhas no âmbito político, econômico, social e cultural, em toda e em qualquer esfera governamental, Federal, Estadual e Municipal.
Um comentário:
Rosi!
Vejo que esta interdisciplina está mexendo com você. Continue postando tuas reflexões e pensamentos, sempre respaldados pelo embasamento teórico da interdisciplina.
Ok.
Benites
Postar um comentário