sexta-feira, 23 de abril de 2010

Estágio "Semana 2"


Durante a segunda semana de estágio, pude perceber melhor as dificuldades da turma referente a aprendizagen e confesso que fiquei muito preocupada.


Alguns alunos possuem muita dificuldade na leitura, outros na interpretação, seja ela de texto ou histórias matemáticas, em minha concepção o incentivo a leitura diaria é uma das formas de amenizar um pouco essas dificuldades. Mas, o mais preocupante é a questão do processo de divisão, onde alunos não sabem dividir 9 por 3, 10 por 5, como isso é possivel? O que aconteceu na construção do connhecimento desses alunos nos anos anteriores? O sistema decimal envolvendo centenas, dezenas e unidade, também é outro fator de confusão para eles.


Não é a grande maioria da turma, são de três a quatro alunos num total hoje de dezesete, mas isso me preocupa, parece-me que os alunos sempre ganharam tudo muito pronto, não foram estimulados a buscar, a formular hipóteses, a imaginar outras soluçoes possíveis e isso, hoje está fazendo muita falta neste processo de aprender.


Ao longo desse estágio, tentarei levar para a sala de aula situações problematizadoras, desafiantes, com o objetivo de incentivá-los a buscar soluções, formular hipóteses, despertar a curiosidade, afim de melhorar e modificar o seu contexto social.


Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Rosi,

Tua reflexão evidencia que as aprendizagens se dão em tempos diferentes, de modos diferentes. Além de perceber as dificuldades, precisamos nos perguntar: o que podemos fazer por esses alunos?
Encontrar alternativas viáveis e que deem resultado às vezes não é fácil.
De que modo as atividades que proporcionas têm ajudado os alunos a desenvolverem maior autonomia em termos de aprendizagem?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa