
Com a atividade de construção do mosaico étnico-racial realizada com os alunos, sugerida pela interdisciplina de Questões Étnico-Raciais, pude perceber que as crianças não apresentam a descriminação que presenciamos frequentemente na fase adulta. Parece que as crianças vão aprendendo a descriminar com o passar dos anos, então fico me perguntando como será que isso acontece?, será que a escola, a sociedade e a família contribuem para isso acontecer?
Mas, voltando a atividade quero registrar que foi gratificante realizá-la e descobrir que realmente as crianças não tem preconceitos e aceitam as diferenças naturalmente, como parte de um mundo diversificado, onde a mistura de raças e a cultura dos povos são unificadas.
3 comentários:
Rosi!
Vamos aprofundar esta tu citação sobre a descriminação racial:
então fico me perguntando como será que isso acontece?, será que a escola, a sociedade e a família contribuem para isso acontecer?
Pense mais um pouco e vamos fazer uma conversa sobre isto.
Ok.
Benites
Olá professor Benites!
Repensando a respeito da questão dos preconceitos, acredito sim que a escola, a sociedade e a família contribuem em parte para que isso aconteça, talvez porque é um assunto pouco abordado, pois penso que todos deveriam fazer mais ações de integração de raças e culturas.
Rosi!
A socialização, a sociabilização entre raças só pode acontecer na EScola. Lá é lugar fecundo para que isso aconteça. Mas é necessário que os professores se integrem nesta ação, para se possa romper com o que já está exposto na sociedade e o que estas crianças trazem de casa.
Ok.
Benites
Postar um comentário