terça-feira, 12 de outubro de 2010

"Revisitando o Eixo IV"

As interdisciplinas do 4º eixo, comtemplaram a Representação do Mundo pela Matemática, pelas Ciências, Pelos Estudos Sociais e Seminário integrador.
No mundo da matemática, aprendi que os números começam a fazer parte de nossa vida, desde a nossa concepção no ventre materno, quando os pais já contam os dias da nova vida que está por vir. Nascemos, crescemos e aprendemos a utilizar os números que são usados a cada dia com mais frequência, para marcar o tempo em todos os sentidos, datas, dia, ano, mês, horas, enfim, os números são usados em praticamente todas as ações que realizamos, para falar com alguém ao telefone, para ouvir uma música buscando a sintonia da rádio, o canal de tv, uma senha para acesso a internet, entre várias outras coisas. Assim, podemos dizer que o mundo é representado por números e não poderíamos imaginar o que seria a vida sem eles.
Nessa interdisciplina, não encontrei embasamento teórico para meu TCC, mas certamente os números estão presentes na construção desse trabalho, seja na organização do tempo, na busca de informações, no período de estágio, na interação e no aprendizado construido ao longo do curso.
Na interdisciplina de Ciências, no módulo 1 estudamos concepção de natureza: relação ser humano e ambiente, cujo objetivo foi permitir ao aluno uma análise de suas representações de natureza, no intuito de avaliar concepções e aprender a compará-las, estimulando a ação e reflexão sobre si mesmo. Entretanto, posso fazer relações ao meu TCC, pois na minha proposta de inserção da Internet como rede de aprendizagens com o uso do computador para a construção do conhecimento, entendo que é preciso proporcionar aos alunos momentos de análise, reflexão e ação, para que ocorra a aprendizagem pela interação que propicia a comparação e consequentemente a transformação de saberes.
Neste sentido, também as interdisciplinas do Seminário Integrador e Estudos sociais, contemplam a reflexão a cerca de nossas próprias ações enquanto professora e aluna. Isso, refletiu diretamente no meu fazer pedagógico, onde destaco um trecho do texto de Maria Aparecida Bergamaschi, " Do acaso à intenção em Estudos Sociais" que diz: " um planejamento aberto, que carrega em si a possibilidade de um ensino para a formação da cidadania crítica, em que os alunos possam participar de sua aprendizagem e do processo histórico em que estão inseridos", ou seja, devemos estar abertos a transformação, ao novo, conscientes de nossas responsabilidades e compreender que a aprendizagem deve ser recíproca entre professor e aluno, entre escola e sociedade.
Na atividade 5 do Seminário Integrador, nos foi lançado o desafio de realizar uma auto-avaliação, tendo como referencial teórico os textos: "Qual é a questão?" e "Perguntas inteligentes: o que é isto?", ambos das autoras Beatriz C. magdalena e Iris E.Tempel Costa, que defendem a idéia possível de mudança pedagógica, metodológica e ideológica no processo de construção do conhecimento, priorizando o desejo dos educandos, incentivando a formulação de hipóteses, odesafio, a comparação, que nos leva a novas descobertas. Assim, é nessa proposta de trabalho apresentado pelas autoras que estou construindo o meu TCC, dentro dessa visão construtivista, por considerar que a mudança é possível na medida em que nos desafiamos a buscar e conhecer novos caminhos para uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
"Mudar é fruto de um processo trabalhoso e obter resultados palpáveis junto aos alunos, acostumados ao ensino tradicional também" (Magdalena e Costa. 2003, p.g, 49). Porém, se temos o desejo de uma escola que contribua na formação e na vida pessoal e profissional dos sujeitos que nela estão inseridos, o "trabalho" é apenas um obstáculo que pode ser superado gradativamente por todos nós.

Um comentário:

Fabiana disse...

OLá Rosimeri,
nesta postagem fazes uma viagem pelas interdisciplinas desenvolvidas no eixo IV e destas consegues extrair contribuições à tua prática e ao teu TCC.
Realizaste uma postagem contextualizada, que situa o leitor com clareza, citando o referencial teórico que a embasa e ainda relaciona com o que viveste no teu estágio e com o que estás vivendo na construção do teu TCC.
Parabéns...

Fabiana Leffa