terça-feira, 12 de outubro de 2010

"Fechamento dos Eixos: 1, 2 e 3"


Ao revisitar os eixos nesse primeiro momento, minhas concepções ganharam novas dimensões de aprendizagem que certamente irão contribuir muito para o meu trabalho de conclusão do curso, o TCC. Além da oportunidade de me tornar uma pessoa mais crítica, autônoma e reflexiva, compreendi que conhecimento se faz na interação, na troca entre professores, alunos, tutores, colegas, quando somos desafiados é que realizamos verdadeiras aprendizagens significativas, no confronto de idéias, na formulação de hipóteses, no comentário recebido, na ação e na prática onde, expressamos todo esse saber adquiro e compreendido na intenção de contribuir para a formação e desenvolvimento de nossos alunos como sujeitos de sua própria história, podendo ou não transformá-la.

Não posso deixar de registrar aqui, a interdisciplina do Seminário Integrador III, a qual propôs a criação do Portfólio de Aprendizagens, um Blog que tive o prazer de construir também, com meus alunos do 4º ano durante meu estágio. O Portfólio foi um ambiente criado para registrar um pouco do nosso aprendizado, nossas conquistas, dúvidas e certezas, nossas curiosidades e anseios, bem como um espaço interativo que nos permite refletir sobre nossas concepções a partir da intervenção que nos desafia a buscar argumentos que justifiquem nossos saberes, podendo estes, serem modificados ou não.

Esse espaço foi pra mim, o "fio condutor" que me fez refletir diante das interdisciplinas apresentadas, onde a cada atividade realizada em sala de aula com meus alunos, existiu um planejamento consciente, pensado e repensado sob o ponto de vista do próprio aluno. Contudo, posso dizer que agora, meus questionamentos enquanto educadora consistem em: Como ensinar? O que ensinar? Pra que ensinar? O que meu aluno vai aprender?. São estas, as questões que norteiam meu trabalho pedagógico e que me ajudaram na minha escolha de pesquisa para o TCC, pois acredito que os ambientes virtuais podem contribuir muito para uma aprendizagem significativa em rede, onde a cooperatividade, a interação, os diversos caminhos apresentados pela Internet, nos permite sermos autores e co-autores de múltiplos saberes.


Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Rosi,
para mim é um prazer viajar em tuas reflexões.
És objetiva, clara e consegues expressar tuas ideias com precisão.
É muito bom ver que as atividades propostas pelo SI, mas precisamante a criação do blog tenha te proporcionado aprendizagens tão significativas, tanto em relação a teu estágio como em tua vida pessoal e profissional...
Abração e seguimos dialogando...