quarta-feira, 22 de setembro de 2010

" Revisitando o Eixo III"



Ao rever as interdisciplinas estudadas no Eixo III, logo percebi que havia relações com minha prática de estágio e consequentemente com meu trabalho de conclusão de curso, o TCC.
Destaco a interdisciplina de Artes Visuais, que mostrou a história da arte, contemplando também o trabalho com imagens, que por sinal é maravilhoso e muito relevante para uma aprendizagem significativa, afinal já aprendemos que é possível "ler" antes mesmo de sermos alfabetizados.
A partir do nascimento, toda criança aprende já nos primeiros dias a "ler" o rosto da mãe, depois as formas, as figuras, os desenhos e isso, nada mais é do que a linguagem visual, o letramento. Por isso, posso fazer relações tanto com meu estágio, quanto para meu TCC, pois ao trabalhar na construção do blog coletivo de aprendizagens com o 4º ano, a primeira coisa que fiz, foi apresentar a turma a imagem de um blog, somente depois, com o passar dos dias os alunos foram entendendo o que era um blog, qual sua finalidade, como funciona, enfim, aos poucos fomos nos familiarizando com esse recurso tecnológico na busca do conhecimento.
Nessa interdisciplina, na visão da professora Mirian Martins " a arte é importante na escola, principalmente porque é importante fora dela", assim nessa perspectiva também acredito que o uso da internet com os alunos sirva-se da mesma importância, pois nós como professores construtivistas não podemos ter medo de ousar e usar o novo, a internet em minha concepção é uma forte aliada para a educação, mas devemos ter o cuidado para não fazer dela uma simples tela de transmissão de informação para sujeitos alienados. É preciso suscitar no aluno o espírito investigativo, desafiador e curioso, para que ele seja autor e coautor incansável na busca de conhecimentos e aprendizagens.
Não poderia deixar de mencionar a interdisciplina de Ludicidade e educação, a qual mostrou a importãncia do brincar na aprendizagem do aluno, evidenciando principalmente a importância dos jogos na construção cognitiva, pois o jogo ajuda na organização do pensamento, no desenvolvimento da autonomia, mediante as regras que podem ser estabelecidas pelas próprias crianças, além de despertar o espírito colaborativo e o respeito.
Durante minha prática de estágio, utilizei o recurso dos jogos tecnológicos por considerá-los significativos e desfiadores na construção do conhecimento como cita Cerqueira:
"Quando inserimos esta nova realidade à prática pedagógica podem ocorrer mudanças no conhecimento que irá de uma estrutura linear para uma estrutura rizomática e no movimento para compreensão da cibercultura, inserindo-a em um contexto educativo, seja através da utilização dos jogos computadorizados (com ou sem objetivos pedagógicos explícitos). (CERQUEIRA, 2007)."
No entanto, tal estudo pode contribuir perfeitamente para o meu TCC, mostrando que o espaço cibercultural é imensamente rico em desafios e descobertas que propiciam a aprendizagem individual e coletiva.




Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Rosi,
não deixei comentário na postagem anterior ainda, mas vou realizá-lo posteriormente.
Quero comentar que percebo teu empenho e dedicação na elaboração de tua postagem, tentando torná-la contextualizada, relacionando o conteúdo desenvolvido nas interidisciplinas citadas com a tua prática pedagógica e o fundamento de teu TCC, que está relacionado com o uso dos recursos tecnológicos na educação.

Parabéns pela postagem..
Fabiana Leffa