quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"Complemento do Eixo II"






A partir do comentário recebido da professora Nádie referente a postagem no eixo II, fui desefiada a buscar links e rever minhas concepções na procura de pontos de intersecção para o meu TCC, comtenplados em Alfabetização, Letramento e Psicanálise.
Na psicanálise, estudamos as fases do desenvolvimento intelectual da criança e em epistemologia genética de Jean Piagat, aprendi que a base do conhecimento se dá por meio das ações de cada indivíduo, que pode modificar ativamente as estruturas do meio para facilitar o aprendizado. Representa o interacionismo que preserva as condições internas do sujeito e do meio, onde a inteligência organiza o processo perceptivo, as funções são invariantes e as estruturas variáveis, ou seja, é fruto de um processo de construção. Essa teoria de Piaget, contribui para o meu TCC, pois é fundamentada na interação, no diálogo, na exposição de idéias, na vivência de cada sujeito, assim, também meu foco de pesquisa apresenta a "internet" como rede de interação, diálogo e aprendizagem.
Ao contemplar uma nova releitura das interdisciplinas deste eixo, admito que anteriormente não tive a mesma visão realizando uma leitura superficial, mas agora com um olhar mais atento, vejo as contribuições da autora estuda na interdisciplina Fundamentos da Alfabetização, Magda Soares que destaca a tecnologia digital, os computadores, a rede(web), a internet, como novas práticas de leitura e escrita, ou seja, o chamado: Letramento Digital, como fontes construtoras de saberes.
No texto "Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura", Magda Soares, faz comparações entre os espaços de escrita, mostrando as diferenças entre o texto escrito no papel e o texto na tela (computador). O chamado hipertexto, possibilita um desafio maior na busca do conhecimento, enquanto o texto impresso nos condiciona a uma simples leitura, sem aguçar nossa curiosidade, ao contrário o hipertexto como cita a autora "Ele se redobra e desdobra à vontade, muda de forma, se multiplica, se corta e se cola outra vez de outra forma. Não é apenas uma rede de microtextos, mas sim um grande metatexto de geometria variável, com gavetas, com dobras". Com isso, entendo que estamos diante não somente de novos espaços na busca de informação, mas também frente à um novo processo cognitivo, que nos convida a refletir sobre nossa prática pedagógica em sala de aula, buscando novas formas de ensinar e aprender, de refletir e agir, de dialogar e de construir conhecimentos individuais e coletivos, a partir nossa própria ação.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

foi um imenso prazer ler esta postagem e verificar que a minha intervenção, na postagem anterior, te proporcionou essa integração entre as interdisciplinas e o aprofundamento dos textos da Magda Soares, cuja conexão com o teu TCC agora está evidente. Espero que consigas manter esse olhar mais crítico e reflexivo nas próximas postagens e estou certa que isso irá se refletir positivamente na construção do teu trabalho final. Continuamos em contato, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie