segunda-feira, 6 de setembro de 2010

" Iniciando o TCC - Eixo I"

Durante todo o curso de Licenciatura em Pedagogia, por ser este na modalidade a distância em sua maior parte,fizemos o uso constante da internet e isso, me despertou o interesse para desenvolver meu trabalho de pesquisa no TCC, pois compreendi que as ferramentas virtuais, bem como os diversos ambientes on-line, são excelentes espaços de aprendizagem, interação e diálogo, proporcionando diferentes redes de saberes.
Apostando nessa idéia que foi vivenciada por mim, resolvi construir com a turma do 4º ano na qual realizei meu estágio, um Blog coletivo de aprendizagens, com o objetivo de fazer com que os alunos pudessem expressar seus desejos, suas concepções, dúvidas, certezas, levantar hipóteses, a fim de promover a interação despertando-lhes a criticidade e a autonomia.
No primeiro momento, pensei na seguinte questão: "Como Aliar Tecnologia e Educação?", porém ficou a dúvida, a qual tipo de tecnologia estou me referindo, já que é um tema abrangente que envolve tantas coisas desde um simples lápis, como me questionou a professora Nádie. No entanto, a partir da aula presencial do dia 30 de agosto com a orientação do professor Nilton Mullet e da tutora Andréa, pude pensar melhor sobre o tema escolhido e definir meu foco de pesquisa.
Revisitando as interdisciplinas estudadas a pedido do Seminário Integrador IX, no eixoI destaco a interdisciplina da Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, a qual nos proporcionou a exploração e utilização de ferramentas/recursos virtuais de aprendizagens no contexto educacional, além da participação em ambientes virtuais onde a aprendizagem se deu de maneira colaborativa e o mais importante, permitindo o desenvolvimento intelectual de cada sujeito através de sua própria ação, a qual se fundamenta na teoria construtivista de (Piaget, 1990), estudada no decorrer deste curso em Epistemologia Genética, que aponta a ação, ou seja, a interação como principal requisito para a aprendizagem.
Contudo, baseada nas teorias estudadas e em autores como: Beatriz Corso Magdalena, Iris Elizabeth Tempel Costa, Paulo Freire, os quais seguem a mesma linha construtivista em que acredito, farei meu trabalho de conclusão de curso, pois penso que precisamos ser construtores e transformadores de conhecimentos e por quê não usando a internet como nossa aliada? num esforço para contribuirmos na formação de sujeitos críticos, reflexivos, capaz de interagir com o outro, "transformando a aprendizagem numa atividade eminentemente social", onde todos nós indiscutivelmente somos constantes alunos e professores.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Rosi,

é possível visualizar que em tua prática buscasse desenvolver com teus alunos o que vivenciaste ao longo deste curso.

A possibilidade de inserir em tua prática pedagógica o uso das tecnologias de comunicação e informação, através da criação de um blog coletivo de aprendizagens, vem ao encontro do que vivenciaste no início de nosso curso com a interdisciplina de TICs.


Penso que a visita as intersiciplinas do Eixo I, principalmente TICs, foi reviver o que mais nos inquietou no início deste curso, o domínio das ferramentas e ambientes virtuais, e que ainda angustia muito os educadores de modo geral, por vários motivos.

Mas ainda prefiro acreditar que é posível sim, utilizar os recursos tecnológicos como recursos necessários na construção da aprendizagem de nossos alunos...

Seguimos conversando...
Fabiana Leffa