domingo, 12 de setembro de 2010

" Revisitando o Eixo II "




No eixo II as interdisciplinas estudadas, abordaram temas sobre letramento e alfabetização, já a pscanálise focou nas fases do desenvolvimento intelectual da criança.

Basicamente esse 2º semestre, foi direcionado a infância e por isso, não tenho aqui um referencial teórico para complementar meu foco de pesquisa para o TCC que é referente ao uso das tecnologias digitais, especificamente o uso da internet como rede de aprendizagem, espaço de diálogo e interação que contribui na formação de sujeitos mais críticos e autônomos.

No entanto, destaco a interdisciplina de: Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, que entre outras coisas, aborda o processo de constituição da escola, ou seja, como era antes e como encontra-se atualmente. Tal estudo, nos permitiu uma reflexão a cerca do nosso fazer pedagógico hoje, nos remetendo a comparações das diferentes trajetórias percorridas por nós enquanto crianças, cujas brincadeiras eram mais "inocentes", além disso, não tinhamos essa tecnologia toda que possuem nossos alunos hoje, como computadores, celulares, brinquedos eletrônicos sem contar que atualmente as crianças são muito mais críticas, diria até agressivas. Entretanto, penso que tudo isso tem seu lado bom, pois é necessário o desenvolvimento da autonomia para nos tornarmos cidadãos capazes, realizados pessoalmente e profissionalmente, mas devemos estar atentos, o "excesso" é prejudicial e necessita intervenção, para que o sujeito não se constitua um ser autoritário ao invés de autônomo.

Assim, continuo minhas pesquisas na busca de mais conhecimentos e aprendizagens que possam auxiliar-me na construção do meu TCC.

Abraços.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Rosi,

Gostei muito da forma como tu apresentou os argumentos sobre as contribuições da interdisciplina "Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica" para o teu TCC. Todavia sou forçada a discordar quando tu menciona que não percebe pontos de intersecção com alfabetização, letramento e psicanálise. Como professora do Seminário Integrador, meu papel é te desafiar na busca destes links, mesmo que não entrem de forma tão explícita na revisão de literatura do teu TCC. Por exemplo: tu falas que o teu trabalho versa sobre "o uso das tecnologias digitais, especificamente o uso da internet como rede de aprendizagem, espaço de diálogo e interação na formação de sujeitos críticos e autônomos. No meu entendimento e de autores como Magda Soares, isso é "letramento digital" e implica na aquisição de novas tecnologias para as práticas sociais de leitura e escrita. O letramento implica, nas palavras da autora, "[...] a
introdução, na sociedade, de novas e incipientes modalidades de práticas sociais de leitura e de escrita, propiciadas pelas recentes tecnologias de comunicação eletrônica – o computador, a rede (a web), a Internet. Ou seja, me parece que tem tudo a ver com o teu TCC. Podes ler mais sobre isso em [http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf]
Também falas muito, na tua reflexão, sobre o conceito de "autonomia", que certamente pode ser pensado segundo as fases do desenvolvimento das crianças. Assim, deixo estes questionamentos para pensares e voltarei em breve para continuarmos conversando neste "espaço de diálogo" possível pelas novas tecnologias de informação e comunicação e, mais especificamente, pela Internet.
Um grande beijo e votos de um ótimo TCC.
Profa. Nádie