terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Considerações Finais"


Já estou com saudades dessa família do PEAD da UFRGS. Quantas aprendizagens construímos juntos, quanta discussão, reflexão, interação, crescimento, quantas amizades firmamos ao longo desses quatro anos de convivência.
Tivemos momentos felizes, desafiadores, complicados, desesperados, angustiantes, cansados, problematizados, extraordinários, fantásticos, mas em compensação, momentos significativos que vamos levar para o resto da vida, como por exemplo, a compreensão de que a educação é um "processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro" (MATURANA, 2001, p.29).
Assim, posso afirmar que estamos em constante aprendizagem, seja na escola, em casa, na sociedade, na convivência diária. Vivemos e aprendemos a partir da interação e da relação com o outro e com o mundo e nesses últimos anos como menbro dessa família "Pe@gedi@n@", aprendi a ser uma pessoa mais crítica, no sentido de ser mais questionadora sobre minhas próprias ações e concepções e a partir delas melhorar como ser humano que se relaciona com outros, capaz de construir e reconstruir sua própria história.
"São as dúvidas que nos fazem crescer, porque nos obrigam a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta." (Paulo Coelho).
A todos aqueles que fizeram parte da minha história, meu Muito Obrigada!!!

2 comentários:

Fabiana disse...

É Rosi,
estamos concluindo mais uma etapa de nossas vidas...Vidas que ficarão sempre marcadas pela lembrança de tudo que vivemos juntos...Mas foi algo muito bom...Mais uma realização e com certeza muitas aprendizagens....
Abração e Feliz final de Semestre!!!!

Nadie Christina disse...

Oi querida,

como alguém que fez parte da tua história, eu não poderia deixar de fazer um último comentário expressando a minha satisfação e emoção por teres concluído esta etapa!
Me sinto privilegiada por ter sido tua professora e ter tido a oportunidade de aprender tanto contigo!
Um grande beijo no teu coração,
Profa. Nádie