terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Revisitando o Eixo VI"



Ao rever as interdisciplinas desse 6º eixo, pude constatar diversas aprendizagens significativas, tanto para a vida pessoal como profissional, entretanto destaco algumas.
Com a interdisciplina Aprendizagem e Desenvolvimento Sob o Enfoque da Psicologia II, os estudos nos remetram a conhecer os estágios do desenvolvimento humano de acordo com Piaget. Tais estudos, me proporcionou compreender as diferentes formas de agir e pensar de cada sujeito dentro da fase que o mesmo se encontra.Com isso, pude compreender melhor a atitude de meus alunos durante o período de estágio curricular, onde os mesmos apresentavam argumentos para justificar suas atitudes e também uma postura crítica diantes das problematizações em sala de aula e dos acontecimentos vivenciados por eles, mostrando assim, características do Estágio das Operações Concretas apresentadas por Piaget.
Educação Especial particularmente na unidade 7 estudamos Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva, evidenciando entre outras coisas a postura do professor inclusivo, o qual deve valorizar seu aluno naquilo que ele tem de melhor, ou seja, como educadora preciso explorar as potencialidades de cada aluno e a partir delas construir com ele a aprendizagem, como traz o texto de Anna Mª L. Padilha, onde a autora diz que: " O sucesso da aprendizagem está em explorar talentos, atualizar possibilidades e desenvolver predisposições naturais de cada aluno." Assim, entendo que todos podem aprender principalmente se a sala de aula for um lugar aberto as curiosidades dos educandos embasada na interação e na coletividade como forma de reconstruir aprendizagens.
Filosofia, foi uma interdisciplina que muito nos questionou a cerca de nossas concepçoes, permitindo-nos refletir e com isso, nos ensinou a defender o que acreditamos a partir da argumentação, que evidencia nossa posição diante dos fatos, sejam na vida pessoal ou profissional.
As Questões Étnico-Raciais, nos apresentou as multiplas identidades que constituem esta Nação. Logo, podemos comparar com a sala de aula, espaço que comtempla uma diversidade cultural, social, economica, um lugar de saberes diversos que precisam ser trabalhados na coletividade, no respeito as diferenças e na individualidade.
Com o Seminário Integrador nesse eixo, as atividades propostas contemplaram o fazer pedagógico a apartir de Projetos de Aprendizagem, que parte da curiosidade dos alunos, permitindo-lhes ampliar seus conhecimentos na busca coletiva de dados que possam satisfazer o desejo de sua pesquisa. Assim, também é construido o TCC, que parte de um tema que será investigado pelo aluno, o qual buscará embasamentos teóricos, reflexões, argumentos, pesquisas, enfim, um trabalho pautado e constituido de aprendizagens significativas. Contudo, posso dizer que esse semestre foi muito significativo e ajudou-me na construção do trabalho de conclusão de curso, bem como na prática do estágio curricular.

Um comentário:

Fabiana disse...

Oi Rosimere,
tua reflexão aborda as interdisciplinas trabalhadas no eixo VI assim como, trazes as aprendizagens por elas construídas e pensadas.
Concluis dizendo que elas te proporcionaram muitas contribuições tanto para teu estágio como para teu TCC,e isto se evidencia em tua escrita.
Abração...
Seguimos conversando....