terça-feira, 23 de novembro de 2010

"Revisitando o Eixo VII"



Nesse sétimo eixo, também não foi diferente, pois nesse curso a cada interdisciplina, a cada atividade realizada são construidos saberes múltiplos pela interação, reflexão, intervenção de professores, tutores e colegas.
Assim, destaco a interdisciplina de Linguagem e Educação que abordou a questão das múltiplas linguagens, ou seja, nos ensinou a refletir diante da necessidade de elaborar planejamentos criativos para os alunos, pois muitas vezes tais planejamentos baseados na visão construtivista, são aplicados em sala de aula de maneira tradicional, promovendo a lineridade dos alunos, não damos espaço para ouvir nossos alunos em suas curiosidades, não queremos perder tempo e acabamos perdendo todo o tempo do mundo. Por isso, nosso olhar de educador crítico, às vezes necessita ser exercitado e transformado, para que os resultados na construção da aprendizagem com os alunos sejam realmente significativos mutuamente. Esse exercício mencionado, é exatamente o que estamos fazendo nesse trabalho de conclusão de curso, o TCC, uma auto-reflexão para buscar argumentos que possam evidenciar o nosso pensar e o nosso agir mediante uma problematização que buscamos concluir de maneira satisfatória, munidos de aprendizagens e sabres transformados e reformulados.
Didática, Planejamento e Avaliação, também oportunizou um estudo reflexivo a cerca da prática com projetos, a qual exige um olhar atendo do professor que precisa saber organizar os diferentes saberes que serão construidos, pois esta proposta metodológica parte também, da curiosidade do aluno, das hipóteses levantadas e dessa forma, concordo com as palavras de Hernandes e Montserrat (1998), "A atitude para a aprendizagem por parte dos alunos é mais positivaquando parte daquilo que lhes interessa, e aprendem da experiência do que descobrem por si mesmos". Entretanto, esse caminho foi percorrido por mim para a elaboração do TCC e na aprendizagem construida ao longo do curso, pois os desafios enfrentados durante esse período, foram estímulos para despertar mais a vontade de aprender e compreender, explorar e analisar, comparar e investigar, da mesma forma ocorreu durante a prática do estágio curricular, onde tentei instigar, motivar meus alunos na busca de outros saberes e ajudá-los a construirem sua própria autonomia.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Rosi,
tua postagem articula os conteúdos trabalhados na Interdisciplina de Linguagem e Educação, mais diretamente aos planejamentos didáticos e sua aplicação, trazendo um questionamento quanto a metodologia ultizada pelo professor na aplicação deste, ressaltando que muitas vezes a aula pode ter sido construída com uma visão construtivista, mas que a forma como o professor aplica, retira deste planejamento toda o objetivo alcançado.
Ainda neste mesmo enfoque, abordas a metodologia de projetos, e a importância do olhar do professor na construção do conhecimentos de seus educandos, como mediador e provocador.
É isto, querida?
Penso que com esta postagem tentasse expressar que este olhar do professor é tão importante que pode sim, despertar e provocar o aluno para a sua aprendizagem e que isto aconteceu contigo...
Abração...
seguimos dialogando....